sábado, 4 de maio de 2013

Medo de envelhecer, quem não tem?


Depois dos trinta anos, os fios brancos começam a surgir. Teremos que colorir o cabelo não por vontade própria e sim por obrigação. Aos quarenta anos, lá vem os pés de galinha. Antes mesmo dos cinquenta anos você já estará cheio de rugas, que parecerão horrorosas. Sente até vontade de ter aquelas espinhas nojentas, só pra poder voltar à adolescência. Você não quer envelhecer, mas também não quer morrer jovem.
Ninguém está preparado para uma morte precoce, causada por uma doença ou uma fatalidade súbita. Então passe a admirar aqueles que envelheceram. Não é pra franzir o cenho e ficar reparando nos defeitos que os tempos trazem aos idosos. Porque trouxeram experiência e grandes realizações também, poxa. É nessa idade que ninguém tá nem aí se você é bonito ou não, porque é velho. Ops, velho mesmo é o mundo e velha é a estrada. Idosos são apenas gente vivida, experiente.
Quando envelhecer, aproveite! Mesmo com a artrite, a artrose, a osteoporose, a tendinite e todas essas deficiências com o mesmo final… Não se deixe abater. Dance devagarzinho, você terá o poder! Não vai precisar nem se levantar pra beber um copo d’água, é só pedir. Mas seja bonzinho, nada de se tornar rabugento a não ser que queira que os ingratos dos seus filhos te mandem a um abrigo.
Quando estiver na casa dos setenta, renasça! Por ter chegado lá, você será um guerreiro! Um sobrevivente no meio de tanto poluição, maus costumes e bandidagem. Poderá voltar a ser criança sim, brincando com seus netos. Satisfazendo os mimos deles, porque quando eles crescerem passarão por uma fase ferrada: a adolescência. E depois os ensine a sobreviver como você sobreviveu, dando dicas de como não pirar quando chegar à fase adulta onde tudo é trabalho e mais trabalho.
Distribua sorrisos! Mesmo que seja um bem enrugado, afinal… Você estará vivo! É uma dádiva, uma coisa pra comemorar sempre. Como se seu aniversário fosse todos os dias. E quando chegar nessas datas, não esconda sua idade. Fale na cara mesmo, não interessa o que os outros vão pensar. Quanto mais você se preocupar, mais linhas de expressão, rugas e aqueles fios brancos vão aparecer.
Uma coisa é verdade... o ministério da felicidade adverte: “Se ame, porque quanto mais você se amar, mais eu estarei perto de você”. De qualquer forma, a verdade é que todo mundo quer chegar à velhice, mas ninguém quer ser velho.
                                                                                                                               — Nara May

Nenhum comentário:

Postar um comentário